Europa Itália

Viajar de trem na Itália – Uma experiência sobre trilhos

Visitar a Itália é o sonho de muita gente e isso não é novidade. O que talvez nem todos saibam é que viajar de trem na Itália pode deixar a viagem ainda mais interessante.

Diferente do Brasil, onde são poucos os casos onde podemos viajar de trem entre cidades, na Itália e em toda a Europa além de ser possível, também é uma forma econômica, rápida e diferente de conhecer os países.

Veja mais: Roteiro de 7 dias pela Itália

Campos verdes ao longo da viagem de trem pela Sicília

Campos e montanhas ao longo da viagem de trem pela Sicília.

Lindas paisagens através da janela

Para mim essa foi uma das maiores vantagens de viajar de trem na Itália. Pela janela você pode ver paisagens lindas, campos floridos e até mesmo cidades minúsculas no alto de montanhas.

Enquanto viajávamos pela Sicília, por exemplo, pudemos ver enormes paredões de pedra, campos floridos, uma parte do mar e antes mesmo de chegar ao vulcão Etna, já o víamos a quilômetros de distância.

Pensando que talvez você não tenha tempo de conhecer o país inteiro, esta é uma maneira diferente de conhecer um pouco mais a Itália enquanto se desloca de uma cidade para outra.

Montanhas rochosas na Sicília

Montanhas rochosas vistas através da janela do trem, na Sicília.

Mar visto da janela do trem em viagem pela Sicília.

Viajando de trem pela Sicília, pudemos ver o mar pela janela.

Viagens em alta velocidade

Alguns trens na Itália atingem velocidades superiores a 300 km/h! Além de ser uma experiência totalmente diferente do que temos no Brasil, você consegue se deslocar muito rapidamente entre as cidades.

Se você pensa em pegar um avião para ir de uma cidade a outra pensando em otimizar o tempo, dependendo da distância é melhor considerar um trem.

Painel de horários na estação de trem de Florença.

Painel de horários na estação de trem de Florença.

Em viagens de trem você não perde tempo fazendo check-in, despachando bagagem e fazendo todo aquele procedimento demorado dos voos.

Vale lembrar que nem todo trem na Itália atingem velocidades tão altas. Para saber o tempo de viagem entre uma cidade e outra, consulte o site da Trenitalia.

Viajar de trem na Itália é barato

Com um pouco de planejamento, sua viagem pode ficar bem barata ao viajar de trem. Alguns trechos tem horários ou dias promocionais e você pode consultar todos os preços no site da Trenitália.

Em uma viagem de Florença a Roma, por exemplo, o preço da passagem de trem pode variar de €20 a €40 por pessoa, dependendo do horário e do dia da semana.

Interior do vagão de um trem regional na Itália

Interior do vagão de um trem regional que pegamos entre Verona e Veneza.

Estações de trem com guarda volumes

Em viagens é muito comum querer parar no caminho entre duas cidades para visitar uma terceira no caminho. Pensando nisso, muitas estações de trem na Itália possuem um serviço que te permite deixar a sua bagagem enquanto anda pela cidade.

Pra mim foi muito útil quando passei em Palermo, voltando de Catânia para Milão. Enquanto visitava a cidade e esperava pelo voo, deixei as malas na estação e pude andar pelas ruas sem preocupação. Nem todas as estações possuem guarda volumes, estão vale consultar o site da Trenitalia para saber mais.

Plataforma de trem da estação de Veneza

Plataforma de trem da estação de Veneza

Por tudo isso, vale e muito a pena viajar de trem pela Itália. Mesmo que você não faça como eu, que rodei a Itália praticamente inteira de trem, vale a pena a experiência de se deslocar pela terra da bota pelo menos uma vez.


Vai viajar para Itália?

Hospedagem

O Booking.com é um serviço onde você encontra as melhores hospedagens e ótimos preços. Encontre hotéis e na Itália agora mesmo.

Seguro viagem

A Mondial Travel oferece um seguro de viagem que te ajuda em casos como extravio de bagagem e despesas médicas. Conheça os planos e coberturas para viajar mais tranquilo.


Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos no Facebook e nas redes sociais.

Tem mais algumas dicas ou comentários sobre Viajar de trem na Itália? Deixe nos comentários aqui em baixo e compartilhe com a gente!

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Envie um comentário