Europa Itália

O que fazer na Itália – 10 dicas fora da caixa

A Itália reserva muitas atrações aos turistas, e elas não se resumem somente a visitar o Coliseu, o Panteão e o Fórum Romano. Neste post nós separamos uma lista com 10 dicas para você que está procurando o que fazer na Itália além dos principais pontos turísticos.

1. Tomar um gelato por dia

Vitrine com diversos sabores de gelato em Veneza.

Tido como um dos melhores do mundo, o gelato é bem diferente do sorvete que conhecemos. A textura dele é diferente, cremosa e tem variedades de sabores sensacionais que vão das frutas, chocolate e pistache à Nutella…

Geralmente eles contém muito menos gordura e açúcar na fabricação, o que faz deles bem mais saudáveis. Quem prova a primeira vez não resiste a essa maravilha italiana!

2. Se perder pelas ruas

Eu andando pelos becos de Veneza.

Andar pelas ruas, entre um ponto turístico e outro, é uma das coisas mais interessantes a se fazer na Itália. Você vai descobrir uma infinidade de coisas que nem sempre os guias turísticos e blogs de viagem falam. São igrejas, praças, jardins e restaurantes que farão sua viagem única.

3. O melhor sanduíche de prosciutto

Balcão com prosciuttos a venda.

O pão italiano recheado com presunto, ou prosciutto como eles dizem, é simplesmente divino e você deve experimentar. O prosciutto de Parma é famoso mundialmente e sua produção, de altíssima qualidade, vem desde os tempos romanos. O sanduíche de presunto é encontrado em qualquer panetteria (padaria), sendo uma ótima pedida para um lanche pela manhã ou no meio da tarde.

4. Visitar as feiras e mercados

Mercado de peixes em Veneza com diversos frutos do mar.

Parte integrante da cultura italiana, as feiras e mercados estão espalhados por todas as cidades. Repletas de frutas, verduras, legumes, peixes e frutos do mar, as feiras costumam ocupar ruas e praças, se misturando com a paisagem e deixando tudo mais colorido. Aproveite também para conversar com os feirantes, que estão sempre disponíveis e são muito simpáticos.

5. Saborear a Frittura

Prato de Frittura com diferentes frutos do mar.

Quem gosta de frutos do mar não pode deixar de experimentar a frittura, que nada mais é do que um mix de lula, camarão e peixe empanados. Essa maravilha apesar de simples, é extremamente gostosa. A frittura pode ser servida como entrada nos restaurantes ou petiscos nas lanchonetes e feiras de rua.

6. Nutella, Nutella, Nutella!

Potes de Nutella.

Se você gosta de chocolate e principalmente de Nutella, você estará no melhor lugar do mundo para comer. Fabricado pela Ferrero Rocher, que é uma empresa italiana, você vai encontrar Nutella em todos os lugares, se misturando as sobremesas e a culinária italiana, como o gelato de Nutella.

7. Experimentar os doces

Vitrine de doces de uma confeitaria em Florença.

Quando se fala em Italia todo mundo pensa em pizza e massas, mas o que nem todo mundo sabe é que a confeitaria italiana é uma das melhores do mundo. Então se você é fã de doces vai pirar nos cannolis, mil folhas, tiramisù, bolos e tortas…

8. Conher as belezas naturais

Ilha de Capri com os Faraglioni ao fundo.

Muito famosa pelas construções antigas, a Itália também possui belezas naturais de cair o queixo. Ao norte as Dolomitas, que são formadas por cadeia de montanhas rochosas, mais as centro a Toscana, com vinhedos e plantações de girassóis, e ao sul nada mais nada menos que as praias do Mediterrâneo, com águas cristalinas e tons que variam do azul ao verde. Cada lugar mais lindo que o outro!

9. Aprender um pouco de italiano

Turistas em uma rua de Veneza.

Mesmo que você não saiba nada de italiano, vai sair de lá falando algumas coisas. A língua tem a mesma origem do português, então não é tão difícil entender o que os italianos dizem. Palavras como “prego”, “pasta” e “ciao” vão acabar entrando no seu vocabulário sem que você nem perceba.

10. Ouvir música de ótima qualidade

Músicos tocando em restaurante de Veneza.

Conhecida pela boa música e acima de tudo pela música clássica, na Itália você consegue ter acesso a ótimas apresentações pagando muito pouco ou até mesmo de graça.

São comuns as apresentações de músicos e bandas de qualidade em praças e restaurantes.


Se você gostou deste de post e acha que ele pode ajudar mais alguém, curta e compartilhe nas redes sociais.

Tem mais alguma dica para dar? Então deixe sua dica com o que fazer na Itália nos comentários.

Para ver mais posts sobre a Itália, visite a categoria Itália do nosso blog.

Você também vai gostar

2 Comentários

  • Reply
    Elaine Aparecida
    21 de junho de 2017 at 23:56

    Obrigada pelas dicas sobre a Itália. Aliás no meu planejamento para o ano que vem reservei muitos dias para Toscana minha paixão!

    • Reply
      Diego Faria
      2 de julho de 2017 at 12:42

      A Toscana é linda mesmo Elaine.
      Se você já gosta dela, quando chegar lá vai se apaixonar ainda mais!

    Envie um comentário