Ásia Turquia

Roteiro Turquia | 9 dias de viagem

A Turquia é um país maravilhoso, com pessoas receptivas e paisagens incríveis. Para quem pensa em conhecer apenas Istambul ou Capadócia, a Turquia tem muito mais a oferecer, e neste post vou mostrar como foi meu roteiro Turquia.

No Youtube você encontra nossos vídeos de viagem pela Turquia. Lá você assiste os vlogs de todo o roteiro Turquia que falaremos neste post.

Roteiro Turquia: Quais cidades visitar?

Istambul e Capadócia não podem faltar, porém cidades não muito procuradas por brasileiros devem estar no roteiro se você quer conhecer melhor a Turquia.

Meu roteiro incluiu 6 cidades ao longo de 9 dias de viagem:

• Istambul (3 dias)
  • Capadócia (1 dia e meio)
  • Éfeso (meio dia)
  • Pamukkale (1 dia)
  • Oludeniz (2 dias)
  • Dalyan (1 dia)

Dica 1: Recomendo a ficar dois dias inteiros na Capadócia e um dia inteiro em Éfeso, assim dá para aproveitar melhor cada local com mais tranquilidade.

Dica 2: Para saber os custos dessa viagem, veja nossa planilha de custos com todos os gastos detalhados.

Roteiro Turquia: O que fazer em cada cidade?

Cada viajante tem interesses distintos e isso influencia na hora de montar o roteiro Turquia. Como nós gostamos da parte histórica e de natureza, nosso roteiro tem um pouco de cada coisa.

Istambul e Éfeso tiveram mais visitas a lugares históricos, mesquitas, museus e praças. Cidades como Oludeniz e a região da Capadócia, nos deram mais noções da natureza da Turquia.

Dia 1: Istambul

➞ Onde se hospedar: Darussaade Istanbul Hotel

Localizada nos continentes europeu e asiático, Istambul é uma cidade incrível pelas suas mesquitas, bazares, culinária e história presente em tudo que se vê. Para quem não sabe, Istambul já foi Constantinopla, a capital do Império Bizantino.

Chegamos em Istambul em uma quinta a noite, no aeroporto Sabiha Gokcen, e seguimos direto para o hotel. Na manhã seguinte acordamos e visitamos:

• Basílica de Santa Sofia (Hagia Sophia ou Aya Sofya)
  • Basílica Cisterna (Yerebatan Sanici)
  • Ponte de Gálata
  • Torre de Gálata
  • Rua Istiklal

Dica: Acorde cedo pra visitar a Basílica de Santa Sofia e a Basílica Cisterna, já que são locais muito procurados.

Dia 2: Istambul

➞ Onde se hospedar: Darussaade Istanbul Hotel

Todos os lugares que visitamos em Istambul fizemos a pé todos os dias. Além de economizar com transporte, descobrimos mais algumas coisas pelo caminho. Nesse dia visitamos:

• Mesquita Azul (Sultan Ahmet Camii ou Blue Mosque)
  • Hipódromo de Constantinopla
  • Bazar de Especiarias
  • Mini cruzeiro no Estreito de Bósforo

Dica: Acorde cedo para visitar a Mesquita Azul no segundo dia e aproveitar enquanto ela está vazia.

Dia 3: Goreme (Capadócia)

➞ Onde se hospedar: Goreme Palace Cave Hotel

Seja para voar de balão, conhecer as cidades subterrâneas ou visitar os mais belos vales esculpidos pelo vento, a Capadócia tem vários atrativos. De Istambul para a Capadócia nós fomos de avião, mas também é possível fazer de ônibus.

Por ser uma região, a Capadócia possui varias cidades e uma delas é Goreme, onde nos hospedamos. No próprio hotel reservei os passeios e transfers entre aeroporto/hotel. Na Capadócia nós visitamos:

• Pidgeon Valley
  • Cidade subterrânea de Derinkuyuo
  • Monastério de Selime
  • Ihlara Valley
  • Belisirma Village

Os dois últimos lugares só passamos de van mesmo, pois começou a chover. Pela manhã tinhamos planejado o voo de balão, porém os ventos atrapalharam e foi cancelado. No dia seguinte os ventos fortes continuaram e o voo de balão foi cancelado novamente.

Dia 4: Goreme (Capadócia) e Éfeso

Ainda na Capadócia, pela manhã visitamos alguns lugares de forma rápida, já que nosso voo para Esmirna sairia 11:30 da manhã. Através do hotel, conseguimos um taxista nos buscou bem cedo e levou para conhecer alguns lugares próximos como:

• Vale do Amor (Love Valley)
  • Chaminés das Fadas (Fairy Chimneys)
  • Vale da Imaginação (Devrent Valley)
  • As Três Belas (Three Beauties)

Depois de voar até Esmirna, alugamos um carro no aeroporto e dirigimos até Éfeso, uma das cidades mais importantes do Império Romano.

Para quem gosta de história e arquitetura, Éfeso é um destino imperdível. Dentre os muitos pontos que visitamos na cidade antiga, alguns merecem destaque:

• Teatro de Éfeso
  • Biblioteca de Celso
  • Ágora de Éfeso

No final do dia dirigimos até Pamukkale em uma viagem de 3h. Se preferir, pode dormir em Éfeso e ir para Pamukkale ainda de madrugada no dia seguinte.

Dia 5: Pamukkale

➞ Onde se hospedar: Venus Suite Hotel

Famosa pelo conjunto de piscinas termais formadas pelo calcário, Pamukkale tem uma das mais impressionantes paisagens que vimos na Turquia. Além disso, a cidade antiga de Hierápolis, que faz parte do complexo, possui diversas construções do Império Romano.

Tomamos o café da manhã e dirigimos por cerca de 10 minutos até Hierápolis, onde a cidade antiga reserva inúmeras atrações como:

• Teatro de Hierápolis
  • Piscinas Termais
  • Necrópole
  • Igreja de São Felipe
  • Martírio de São Felipe
  • Piscinas de Cleópatra (ingresso a parte)

No final do dia dirigimos até Oludeniz em uma viagem de 3h. Como os passeios de barco saem cedo, achamos melhor já dormir por lá mesmo.

Dia 6: Oludeniz

Vista aérea do mar de Oludeniz com um barco ancorado no pequeno pier.

Não tem como deixar Oludeniz fora do roteiro Turquia. A coloração azul turquesa do mar é simplesmente apaixonante.

➞ Vídeo do dia: Em breve. Siga o canal para saber quando estiver disponível.
➞ Onde se hospedar: Ecclesia Hotel

Depois de ver fotos e vídeos de Oludeniz, decidimos que o lugar precisava estar na nossa lista de qualquer jeito! As praias são incríveis e a água azul turquesa deixa qualquer um impressionado.

Pela manhã compramos um passeio de barco nas agências que ficam na própria praia de Oludeniz. Visitamos ilhas e praias, como o Butterfly Valley e as ruínas da ilha de St. Nicholas. O almoço foi servido no próprio barco e o mesmo retorna ao final do dia.

Dia 7: Oludeniz

➞ Vídeo do dia: Em breve. Siga o canal para saber quando estiver disponível.
➞ Onde se hospedar: Ecclesia Hotel

Aproveitamos o dia para relaxar na praia de Oludeniz e na Blue Lagoon (uma lagoa de água salgada em Oludeniz mesmo), onde você pode alugar um caiaque e remar para conhecer a lagoa inteira.

Se quiser um pouco de aventura, é possível voar de para-pente em Oludeniz, já que a praia fica entre montanhas. Não voamos, mas podemos garantir que a vista é incrível!

Dia 8: Dalyan

Vista aérea do Delta de Dalyan.

Por dentro do delta de Dalyan, os barquinhos vão navegando até chegar na praia. Tem horas que parece um labirinto sem saída.

➞ Vídeo do dia: Em breve. Siga o canal para saber quando estiver disponível.

Pela manhã seguimos de carro até Dalyan para visitar a Iztutu Beach, famosa por muitas tartarugas migrarem para lá e colocarem seus ovos nas areias da praia entre maio e setembro. Depois desse período elas começam a mirar para águas mais quentes.

Em Dalyan nós visitamos o hospital de tartarugas Dekamer, onde tartarugas resgatadas com ferimentos causados por barcos e linhas de pesca, por exemplo, recebem tratamento. Como a temporada das tartarugas já tinha terminado, as únicas que vimos foram as do hospital.

No centro de Dalyan você pode alugar um barco e fazer um tour pelo Delta de Dalyan. A experiência é incrível! O local parece um campo alagado onde o barco vai navegando entre a vegetação alta, quando do nada você chega na praia. Fizemos pouco antes do por do sol a a iluminação estava espetacular.

Ainda pelo centro, você pode pedir a um barqueiro para te levar até as Kings’ Tombs, que foram túmulos de reis esculpidos nas montanhas há 2400 anos atrás.

Dia 9: Istambul

➞ Vídeo do dia:
 Em breve. Siga o canal para saber quando estiver disponível.

No final do dia anterior voltamos para Istambul, já que nosso voo de volta pra casa, em Dubai, sairia de Istambul na noite do dia seguinte e preferimos passar o dia por lá.

Neste dia choveu em Istambul mas não atrapalhou o que planejamos para o dia, pois eram lugares fechados como o Palácio Topkapi e o Grand Bazar. Ambos visitas indispensáveis ao passar por Istambul. Ao final do dia seguimos para o aeroporto e assim terminou nosso roteiro Turquia.

Roteiro Turquia: Transporte

Nossos principais meios de transporte entre as cidades foram o avião e o carro que alugamos. Não utilizamos ônibus em nenhum trajeto.

O avião nos deu agilidade por não perder muitas horas de viagem de ônibus. As passagens aéreas não foram muito mais caras que as de ônibus, principalmente comprando com antecedência. Utilizamos o avião para os trechos:

• Istambul ➞ Kayseri (Capadócia), voando com a Turkish Airlines
  • Kayseri ➞ Izmir, voando com a Sunexpress
  • Dalaman ➞ Istambul, voando com a Pegasus Airlines

O carro nos deu bastante flexibilidade, já que nosso roteiro era um pouco apertado e não tínhamos como ficar dependendo dos horários de saída dos ônibus. Utilizamos ela para os seguintes roteiros:

• Izmir (aeroporto) ➞ Éfeso
  • Éfeso ➞ Pamukkale
  • Pamukkale ➞ Oludeniz
  • Oludeniz ➞ Dalyan
  • Dalyan ➞ Dalaman (aeroporto)

Gostou do Roteiro Turquia | 9 dias de viagem? Deixe um comentário!
Não esqueça de curtir nossa página no Facebook e acompanhar as novidades por lá.

Vai viajar para Turquia?

Hospedagem

O Booking.com é um serviço onde você encontra as melhores hospedagens e ótimos preços. Encontre hotéis na Turquia agora mesmo.

Seguro viagem

A Mondial Travel oferece um seguro viagem que te ajuda em casos como extravio de bagagem e despesas médicas. Conheça os planos e coberturas para viajar mais tranquilo.

Aluguel de carro

A Rentcars.com é uma das lideres do aluguel de carros para quem viaja. Pague em até 12x sem juros e sem IOF. Compare os preços em mais de 100 locadoras.