É seguro viajar para a Turquia?

4 mins de leitura

É seguro viajar para a Turquia? Turismo na Turquia é perigoso? Será que devo adiar minha viagem? Após alguns casos de ataques terroristas nos últimos anos, muita gente tem dúvidas quanto viajar para a Turquia.

Até pouco tempo atrás eu também me via fazendo as mesmas perguntas mas isso não me impediu de visitar o país e eu conto por que.

➞ Dica de post: Roteiro Turquia – 9 dias de viagem

Estreito de Bósforo com a Mesquita Süleymaniye ao fundo.

Afinal de contas, é seguro viajar para a Turquia?

Entre outubro e novembro de 2017 nós estivemos lá e vimos que a segurança na Turquia estava muito reforçada, principalmente nos aeroportos, meios de transporte e lugares com grande movimentação de pessoas, como praças e centros comerciais.

Assista nossos vlogs da Turquia e perceba que de forma geral é muito tranquilo viajar por lá.

Segurança nos aeroportos e estações

Nos 5 aeroportos que estivemos, além do tradicional raio-x de bagagem antes de entrar no avião, é necessário passar pelo mesmo procedimento de segurança para simplesmente entrar no aeroporto.

As estações de metrô e tram também possuem portais de segurança com detector de metal. Todo mundo que entra nas estações passa por eles.

Atrações turísticas com segurança reforçada

Como de se esperar, todas as atrações turísticas também possuem detectores de metal. Ninguém entra na Mesquita Azul, Hagia Sofia, Grande Bazar, Basílica Cisterna, Palácio Topkapi ou qualquer outro ponto turístico sem passar pelos detectores de metal.

Para entrar na Hagia Sofia eu tive que deixar o microfone externo e o tripé da minha câmera na entrada e só pude pegar na saída.

A praça Sultanahmet, que fica entre a Mesquita Azul e a Hagia Sofia, também tem a segurança muito reforçada. Carros blindados do exército e da polícia fazem a segurança de toda a região.

É seguro viajar na Turquia? Pessoas caminham normalmente no Grande Bazar
Turistas caminham tranquilamente pelo Grande Bazar, um dos principais pontos turísticos de Istambul.

Segurança nas ruas

Nos sentimos seguros em todas as ruas de Istambul, Goreme, Selçuk, Pamukkale e Oludeniz, que foram as cidades que visitamos.

Pudemos andar pelas áreas turísticas usando nossas câmeras, celurares e aquipamentosão sem nos sentir ameaçados em relação a assaltos ou batedores de carteira.

Dica de post: Quanto custa viajar para Turquia?

O que me garante que viajar para a Turquia é seguro?

Se a sua preocupação é com relação a ataques terroristas, eu diria que você corre o mesmo risco viajando para França, Espanha, Alemanha ou qualquer outro país da Europa que tenha sofrido ataques nos últimos anos.

Você deixaria de fazer sua viagem dos sonhos para Paris, Barcelona ou Berlin? Se a resposta for não, então você também não deve desistir da sua viagem pra Istambul. Todas estas cidades estão expostas ao mesmo risco.

Sendo assim, acredito que é seguro viajar para a Turquia. Nós estivemos por lá e pudemos ver todos os esforços do governo em dar segurança aos turistas.

Diego Faria

Carioca e apaixonado por viagens, já visitei mais de 25 países, e desde 2017 moro no exterior. Morei em Dubai por 3 anos e desde 2020 moro e trabalho em Berlim.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.