Brasil Região Sul

Como chegar em Cambará do Sul

Porta de entrada para os cânions Fortaleza e Itaimbezinho, Cambará tem atraído mais visitantes a cada ano que passa. Para saber como chegar em Cambará do Sul, preparamos este guia que mostra as três maneiras mais práticas de chegar até a cidade.

Você pode partir de Porto Alegre, Caxias do Sul ou Gramado, e utilizar linhas de transporte público (que não são muitas) ou alugar um carro, que é uma opção bem interessante para quem dirige e viaja em grupo.

O aeroporto mais próximo de Cambará do Sul fica em Caxias do Sul, sendo que o aeroporto de Porto Alegre também é uma opcão muito boa por conter mais vôos e promoções.

Cânion Fortaleza

O cânion Fortaleza é um dos mais visitados na região.

Partindo de Porto Alegre

Talvez seja a opção mais comum, pois muitas pessoas aproveitam para conhecer Porto Alegre na mesma viagem.

– Carro
Existem basicamente dois caminhos principais. O primeiro deles é pela RS-020, passando por Gravataí, Taquara e S. Francisco de Paula até chegar em Cambará do Sul. Esta rota tem 200km no total e o trajeto é todo feito em estradas não duplicadas. Em alguns momentos você irá passar por dentro das cidades.

A outra maneira é ir pelo litoral, pegando a BR-290 até entrar na BR-101. Uma vez na BR-101, deve seguir até o município de Terra de Areia e entrar na RS-486, conhecida como Rota do Sol. Para finalizar, você pega a RS-020 já bem próximo a Cambará do Sul. O trajeto total tem 230km e a maior parte da viagem é feita em estrada duplicada.

Embora esta última opção seja mais longa, o tempo é basicamente o mesmo da primeira opção. A viagem também é mais segura, pois grande parte é feita em estrada duplicada.

– Ônibus
Na rodoviária de Porto Alegre você deve pegar o ônibus da empresa Citral. A viagem dura 6h e antes de Chegar em Cambará do Sul, você precisa trocar de ônibus na cidade de São Francisco de Paula.

Cânion Itaimbezinho

Vista frontal da fenda do cânion Itaimbezinho.

Partindo de Caxias do Sul

Para quem vai ao Rio Grande do Sul e deseja conhecer apenas Cambará do Sul, é um opção interessante caso a passagem de avião até Caxias do Sul esteja mais barata do que para Porto Alegre.

– Carro
O trajeto é feito pela RS-486 (Rota do Sol), até chegar na RS-020. Uma vez na RS-020, basta seguir por ela até Cambará do Sul.

– Ônibus
Na rodoviária de Caxias do Sul a empresa Expresso São Marcos faz o trajeto até Cambará do Sul. A viagem dura cerca de 2h e tem horários distintos entre os dias da semana.

Araucárias ao redor do cânion Itaimbezinho

As araucárias fazem parte da vegetação no entorno dos cânions.

Partindo de Gramado

Destino turístico de muita gente que visita o Rio Grande do Sul, é muito fácil ir de Gramado até Cambará do Sul e visitar os cânions Fortaleza e Itaimbezinho. As melhores opções são alugar um carro ou comprar um pacote com as agências de turismo que organizam o passeio até os cânions, com ida e volta no mesmo dia.

Infelizmente não existe nenhuma linha regular de ônibus de Gramado para Cambará do Sul.

– Carro
O trajeto tem apenas 110km e dura cerca de 1h40. Basta seguir pela RS-235 e depois pela RS-020 até chegar em Cambará. Para quem está hospedado em Gramado e quer conhecer apenas os cânions, é bem tranquilo de fazer o passeio com ida e volta no mesmo dia.

Igreja e termômetro na praça central de Cambará do Sul

Termômetro oficial da cidade com a igreja da praça central de Cambará.

 


Se você gostou deste de post e acha que ele pode ajudar mais alguém, curta e compartilhe nas redes sociais.

Tem mais alguma dica para dar? Então deixe sua dica de como chegar em Cambará do Sul nos comentários.

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Envie um comentário