Brasil Região Sudeste

Búzios e suas belas praias

É impossível ir a Búzios e não querer voltar. Cercada de belíssimas praias, a cidade consegue agradar a diversos gostos. Você pode tanto relaxar em praias mais calmas quanto curtir as praias mais agitadas e a noite.

Por lá você vai encontrar muitos turistas sul-americanos, principalmente da Argentina. Existem tantos argentinos fazendo turismo e até mesmo morando na cidade, que o espanhol é o segundo idioma mais falado por lá.

Situada na região norte do estado do Rio de Janeiro, o acesso pode ser feito de carro ou ônibus. O trajeto a partir do centro da cidade do Rio de Janeiro dura em média 2h30.

Confesso que escolher as melhores praias de Búzios foi uma tarefa difícil, já que cada uma tem um destaque ou beleza diferente, no entanto algumas ficaram mais destacadas em minhas visitas a cidade. São elas:

Praia da Tartaruga

Com águas tranquilas e uma extensão de areia de 800m, ela é ótima pra quem foge da badalação das praias do centro. O nome dela se dá porque há tempos atrás a praia era local de desova das tartarugas marinhas.

Para quem pretende passar o dia na praia, há muitos quiosques na areia. É possível petiscar ou fazer um almoço mais completo. Todos ou pelo menos a maioria dos quiosques não cobram o aluguel de cadeiras e guarda-sol pra quem consome alguma coisa.

Seguindo pela direita, você pode passar pelas pedras e a faixa de areia continua. Geralmente está parte fica muito vazia e proporciona ainda mais tranquilidade.

As pedras que ficam logo na chegada a praia são boas para quem gosta de fazer snorkel. O entorno dela reúne corais amarelos, muitas espécias de peixes, estrelas do mar e os famosos búzios que dão nome a cidade. Na extremidade direita, após passar pelas pedras, também é possível fazer snorkel.

O acesso a ela é feito facilmente através de táxi ou carro (há estacionamento particular próximo a praia). Não tenho certeza se há alguma van que chegue até lá. Para quem deseja ir a pé, a caminhada é de aproximadamente 15min a partir da via principal da cidade.

Praia do Forno

Conta com um cenário belíssimo. A formação rochosa que presente ao redor da praia fazem a geografia desta região muito diferente do que estamos acostumados a ver nas praias em geral. O formato se assemelha a uma concha.

Um dos destaques principais se dá pela cor avermelhada das areias, que ficam assim pelo grande número de algas vermelhas presentes nas águas que banham as praias.

As rochas se estendem pela esquerda, e levam até bem longe. É possível ir caminhando por elas e chegar em alguns pontos mais isolados, tendo acesso inclusive a uma pequena gruta e muitas fendas pelo caminho.

Pela direita as rochas sobem a montanha. Caminhando pela rua ao lado é possível chegar em uma área mais protegida onde não há areia e somente pedras para caminhar por cima. A paisagem é inspiradora e ótima para ficar sentado a beira do mar.

Praias Azeda e Azedinha

Sem sombra de dúvidas uma das mais belas de Búzios. Na verdade são duas praias formadas por pequenas faixas de areia. As águas limpas e calmas fazem delas um paraíso a céu aberto. A extensão total de areia não passa de 350m.

A chegada até elas já impressiona, pois você deve seguir por uma pequena trilha a direita da Praia dos Ossos e descer por uma escada de madeira até a areia. O visual da descida é irado!

Para quem gosta de snorkel, também há muitas pedras para explorar com grande diversidade marinha vivendo aí redor delas.

O único ponto de atenção fica por conta das praias encherem muito rápido, pois como falei a área de areia é muito pequena. O ideal é chegar um pouco mais cedo para pegar um bom lugar.

Praias de Búzios que também merecem destaque

Ferradurinha

Como o próprio nome diz, uma praia em forma de ferradura. Contra com uma pequena extensão de areia e tem um visual bem bonito.

Geribá

Uma das mais famosas de Búzios. Sempre badalada, é uma praia com extensão de 2km de areia e boa para quem gosta de praticar surf e windsurf. Com ventos constantes, alguns eventos de surf são sediados nela.

Onde as praias estão?

No mapa abaixo marquei as praias no mapa para que ajude a se localizar com mais facilidade em Búzios. Em geral o acesso a todas elas pode ser feito de carro ou com transporte público. Nem sempre é possível deixar o carro próximo a areia, mas com uma caminhada todas se tornam acessíveis.

Resumindo… Búzios é um ótimo destino para que gosta de uma boa praia e de lugares belíssimos! Visitar a cidade é ter a certeza de se apaixonar por cada praia que ela oferece.

Já esteve em Búzios e tem mais alguma dica ou experiência? Deixe nos comentários abaixo 🙂

Você também vai gostar

Nenhum comentário

Envie um comentário